logo

SAÚDE PÚBLICA

Presidente da Câmara atribui ao Governo do Estado a situação caótica da saúde em Araputanga

“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.


Por Ferreira

img

Durante sessão realizada na noite da última segunda-feira, 30 de junho, o presidente da Câmara Municipal, Paulo César de Araújo — Paulo Abrão (PSB) — criticou duramente o Governo do Estado ao justificar a situação caótica do setor de saúde no município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá).

 

“Quando você vai pra fora, ali para Cáceres, olha a fila que é, olha a dificuldade que é. Nós temos um dos estados mais ricos do Brasil, mas não tem saúde”, disse o presidente, que logo em seguida, na sua fala, apontou a omissão do Governo. “O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar.

 

A manifestação do vereador-presidente ocorreu após uma moradora apontar a situação considerada “desumana” no transporte de pacientes que realizam hemodiálise fora do município. Em vídeos e áudios compartilhados pelo WhatsApp, ela relatou a precariedade do atendimento e a ausência de profissionais de enfermagem durante os deslocamentos.

Matéria relacionada: Moradora de Araputanga aponta descaso com pacientes em transporte de hemodiálise; veja vídeo

Nas imagens, aparece um paciente de hemodiálise passando mal dentro de uma van, sem qualquer acompanhamento profissional, sendo socorrido por outro paciente. O apontamento gerou forte comoção. Em postagem no portal Araputanga News, moradores expressaram indignação e questionaram: “Cadê os vereadores da nossa cidade, que não acordam para a realidade que está acontecendo?”.

 

Visivelmente nervoso, Paulo Abrão tentou rebater a situação caótica divulgada pela moradora, com ataques à imprensa local.

— Leia também: Vereadores de Araputanga aprovam Verba Indenizatória de 60% e aumento acima de 75% em diárias

 

Assista à fala do presidente:


SAÚDE

Senado aprova aposentadoria especial para agentes de saúde e endemias

A regulamentação atende previsão constitucional criada em 1988 e reforçada pela Emenda Constitucional 120, de 2022.


POLÍTICA

Vereador renuncia ao mandato em São José dos Quatro Marcos

Pedido foi aceito pela Câmara nesta terça (25); suplente deve ser convocado


RESERVA DO CABAÇAL

Câmara realiza audiência pública sobre proteção do Rio Cabaçal nesta quinta-feira (27)

A audiência pública será realizada no plenário da Câmara Municipal, às 17h30.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.