logo

SAÚDE PÚBLICA

Presidente da Câmara atribui ao Governo do Estado a situação caótica da saúde em Araputanga

“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.


Por Ferreira

img

Durante sessão realizada na noite da última segunda-feira, 30 de junho, o presidente da Câmara Municipal, Paulo César de Araújo — Paulo Abrão (PSB) — criticou duramente o Governo do Estado ao justificar a situação caótica do setor de saúde no município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá).

 

“Quando você vai pra fora, ali para Cáceres, olha a fila que é, olha a dificuldade que é. Nós temos um dos estados mais ricos do Brasil, mas não tem saúde”, disse o presidente, que logo em seguida, na sua fala, apontou a omissão do Governo. “O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar.

 

A manifestação do vereador-presidente ocorreu após uma moradora apontar a situação considerada “desumana” no transporte de pacientes que realizam hemodiálise fora do município. Em vídeos e áudios compartilhados pelo WhatsApp, ela relatou a precariedade do atendimento e a ausência de profissionais de enfermagem durante os deslocamentos.

Matéria relacionada: Moradora de Araputanga aponta descaso com pacientes em transporte de hemodiálise; veja vídeo

Nas imagens, aparece um paciente de hemodiálise passando mal dentro de uma van, sem qualquer acompanhamento profissional, sendo socorrido por outro paciente. O apontamento gerou forte comoção. Em postagem no portal Araputanga News, moradores expressaram indignação e questionaram: “Cadê os vereadores da nossa cidade, que não acordam para a realidade que está acontecendo?”.

 

Visivelmente nervoso, Paulo Abrão tentou rebater a situação caótica divulgada pela moradora, com ataques à imprensa local.

— Leia também: Vereadores de Araputanga aprovam Verba Indenizatória de 60% e aumento acima de 75% em diárias

 

Assista à fala do presidente:


MIRASSOL D’OESTE

Vereadores do PL são intimados a votar pela derrubada da VI de R$ 4,4 mil: “atentado à moralidade”

A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.


GUERRA CONTRA O TRÁFICO

Em 10 anos, apreensões de drogas aumentaram 646% em Mato Grosso, diz Sesp

Volume de entorpecentes retirado de circulação saltou de 2,6 toneladas no primeiro semestre de 2015 para 19,6 toneladas no primeiro semestre de 2025


SAÚDE PÚBLICA

Prefeitura de Lambari d'Oeste irá construir nova unidade de saúde

"São os impostos que vocês pagam, que estamos revertendo em obras para o povo lambariense", disse o prefeito Marcelinho da Bem Star.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.